OASA na Órbita do Grupo Ocidental -A A +A

O OASA volta a estar na "Órbita dos Açores" entre os dias 19 e 23 de novembro, com o planetário digital móvel e observações astronómicas nas ilhas do Corvo e das Flores, levando mais uma vez a Astronomia a todos os açorianos.

Durante toda a semana, o OASA levará aos alunos de ambas as ilhas, sessões no planetário digital móvel, atividades experimentais, assim como observações solares e do céu noturno gratuitas a toda a população. Esta deslocação insere-se na Quinzena da Ciência e Tecnologia, promovida pela Direção Regional da Ciência e Tecnologia no âmbito das comemorações do Dia Nacional da Cultura Científica, que se assinala a 24 de novembro. Mais em: https://goo.gl/NGfPc1

Observação do Céu Noturno | 19 de novembro | Ilha do CorvoObservação do Céu Noturno | 22 de novembro | Ilha das Flores

 

6 Anos passados desde a última passagem, o OASA inicia o regresso ao Grupo Ocidental com uma observação do céu noturno aberta a toda a população da Vila do Corvo na noite de 19 de novembro, entre as 20h00 e as 22h00, na Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira. Durante a observação será ainda possível à população participar em sessões no planetário digital móvel. A participação nesta observação será gratuita e não exige marcação.

Já no dia 22 de novembro, o inicia finalizará a sua órbita pelo Grupo Ocidental com uma observação do céu noturno aberta a toda a população da ilha das Flores, entre as 20h00 e as 22h00, na Escola Básica e Secundária das Flores. A participação nesta observação será gratuita e não exige marcação.

Sediado no concelho da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, as atividades do OASA nas restantes ilhas dos Açores incluem-se no projeto "OASA na Órbita dos Açores", que tem como principal objetivo levar, a todo o arquipélago, uma forma interativa e didática do ensino da Astronomia, através de sessões de planetário móvel, exposições, palestras ou atividades experimentais, que procuram reforçar o currículo escolar nas áreas científicas. Aproveitando as deslocações às várias ilhas, são realizadas várias observações noturnas que tiveram o intuito de divulgar a Astronomia junto das populações locais.

Após ter visitado todas as ilhas dos Açores em 2010, através do projeto “OASA na Órbita dos Açores”, durante o qual foram recebidos cerca de 4000 visitantes, o OASA procura continuar a garantir, mais uma vez, que as suas atividades não se restrinjam apenas à ilha sede, levando a curiosidade pela Ciência e pela Astronomia a todo o arquipélago.

Quinzena Ciência e Tecnologia Açores 2018

Esta deslocação insere-se na Quinzena da Ciência e Tecnologia, promovida pela Direção Regional da Ciência e Tecnologia no âmbito das comemorações do Dia Nacional da Cultura Científica, que se assinala a 24 de novembro. Decorrendo entre os dias 15 e 30 de novembro, esta quinzena conta com iniciativas, espalhadas por todo o arquipélago, que se destinam maioritariamente a um público em idade escolar, incluindo exposições, palestras e a exibição de uma peça de teatro. Mais em: https://goo.gl/NGfPc1