"O Clima no Espaço", com Dário Passos (CEOT/UAlg) -A A +A

"O Clima no Espaço", com Dário Passos (CEOT/UAlg) | OASA

Na próxima noite de observação noturna no OASA, a 3 de maio, o OASA irá contar com a presença do Astrofísico Dário Passos, investigador no Centro de Electrónica, Optoelectrónica e Telecomunicações na Universidade do Algarve, para explicar o que é "O Clima do Espaço" e descrever alguns dos mecanismos de interação que existem entre o Sol e o nosso planeta. A apresentação terá início às 21h30 e o astrofísico estará disponível, após a mesma, para responder às perguntas do público.

Dário Passos (CEOT/UA)Nesta palestra, Dário Passos irá apresentar o conceito de Space Weather e tentar esclarecer, por exemplo, como é que uma tempestade geomagnética pode impactar o nosso dia a dia. Sendo o Sol a principal causa deste tipo de fenómeno, e se o tempo o permitir, o investigador irá tentar explicar em linhas gerais como é que o campo magnético do sol é criado e origina fenómenos extremos que impactam todo o sistema solar.

Dário Passos é natural de S.Brás de Alportel no Algarve e residente na Ribeira Grande. Licenciou-se em Eng. Física Tecnológica pela Universidade do Algarve e fez um doutoramento em Física (com especialização em Astrofísica) no Instituto Superior Técnico em Lisboa. Entre 2011 e 2017 foi investigador de pós-doutoramento na Universidade de Évora, na Universidade de Montreal no Canadá e no Instituto Superior Técnico em Lisboa desenvolvendo trabalhos na área da variabilidade solar, simulações numéricas do campo magnético do sol e interações Sol-Terra. Desde 2017 que está ligado à Universidade do Algarve onde é investigador na área da Ótica Não linear em meios turvos e em análise de dados com recurso a Machine Learning.

Esta apresentação irá acontecer durante a Observação Noturna mensal do OASA, que acontece na primeira sexta-feira de cada mês, fazendo parte do programa da noite de 3 de maio. Saiba mais sobre as observações noturnas do OASA na ligação: https://is.gd/hTdWTZ

Observação Noturna | 3 de maio | 21h00 às 23h00