Mês Mundial da Astronomia 2020 | #AstronomiaemCasa -A A +A

Anualmente, abril marca as comemorações do Mês Mundial da Astronomia (MMA), promovido e divulgado internacionalmente pelos "Astronomers Without Borders" mas, como seria de esperar, e em resultado deste momento excecional que estamos a passar, este ano o Mês Mundial da Astronomia não será celebrado no mesmo formato de anos anteriores. Consequentemente, em resultado das contingências a que estamos sujeitos, não será possível ao OASA desenvolver atividades com a presença do público, de modo as lhes mostrar diretamente toda a beleza do universo e todo o conhecimento que a Astronomia nos oferece (Veja aqui o comunicado dos Astronomers Without Borders).

Mês Mundial da Astronomia 2020 | #astronomiaemcasa

Mas, nem por isso a celebração da Astronomia deixará de acontecer neste (bizarro) mês de abril que se avizinha. Assim, e no verdadeiro espírito deste mês que pretende levar a todos a Astronomia e lembrar que partilhamos todos o mesmo céu, o Mês Mundial de Astronomia 2020 acontecerá com o foco em atividades online acessíveis a todos os que tenham uma ligação à internet, assim como com experiências e observações de efemérides que se podem fazer em casa, e até sugestões de jogos/filmes/aplicações/livros para todas as idades. Se não apanhar

É nesta contingência, mas sem perder a razão de existir tal celebração, que os Astronomers Without Borders criaram um conjunto de atividades online para que todos, pelo mundo inteiro, possam ter a oportunidade de observar os mais maravilhosos eventos astronómicos e partilhar da beleza do céu a partir de casa.

Assim, entre os dias 1 e 30 de abril, siga a página do OASA para conhecer toda a programação e todos os detalhes sobre esta celebração do céu que nos une a todo um planeta. Fique a par dos eventos e das atualização em:

Portal OASA: http://oasa.centrosciencia.azores.gov.pt/atividades/mês-mundial-da-astronomia

Como afiliado, o OASA disponibiliza estas atividades na sua página assim como partilhará todos os eventos que irão decorrer durante todo este mês. Siga esta ligação para saber quais as transmissões e agende a hora para se ligar a esta página e ver as várias transmissões.

Todas as horas estão conforme o fuso horário açoriano (-1h que no continente e na Madeira).

O Mês Mundial da Astronomia é uma comemoração internacional dinamizada e divulgada pela associação “Astronomers Without Borders” que procura, durante todo o mês de abril, manter vivo o espírito de comemoração da Astronomia iniciado no Ano Internacional da Astronomia, em 2009. Todos podem participar, desde Centros de Ciências, a associações amadoras, escolas ou mesmo particulares.

Conheça as atividades: