Ignite IAstro Ribeira Grande -A A +A

No próximo dia 7 de outubro, às 21h00, o OASA irá receber no Teatro Ribeiragrandense a digressão nacional Ignite IAstro, na sua primeira paragem nos Açores. Neste espetáculo gratuito, e para toda a família, oito cientistas do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) irão falar sobre o seu trabalho, de modo divertido e acessível, num formato contrarelógio que criará momentos inesperados.

Durante o espetáculo serão expostos vários temas das Ciências do Espaço que são alvo da investigação feita em Portugal. Será possível ouvir falar, por exemplo, sobre o nosso Sistema Solar, a procura de outras Terras no Universo, a evolução das galáxias, as ondas gravitacionais e as próximas gerações de telescópios.

Nos eventos Ignite IAstro, os cientistas apresentam a sua investigação em apenas cinco minutos cada. Cada um terá uma sequência de 20 slides, que avança automaticamente de 15 em 15 segundos. A diversidade e a rapidez das apresentações criam momentos de espetáculo e entretenimento, ao mesmo tempo que os cientistas partilham o seu conhecimento.

A digressão Ignite IAstro é uma série de espetáculos onde é possível conhecer o Universo em contrarrelógio, desenvolvida pelos investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) com o intuito de levar a todo o país, de forma divertida e acessível, o seu trabalho e o impacto da investigação científica feita em Portugal.

Para o próprio coordenador do IA, José Afonso: “Esta é uma oportunidade única para todos os interessados na Astronomia e no estudo do Universo ouvirem falar sobre os temas mais ʻquentesʼ da atualidade nesta área do conhecimento - tudo genuinamente made in Portugal e num formato radical, para emoções fortes!”

Ignite IAstro Açores | 7 de Outubro | Teatro Ribeiragrandense