Geminídeas 2018 ("Chuva de Estrelas") -A A +A

Geminídeas 2018 | Chuva de Estrelas | Chuva de Meteoros | Estrelas Cadentes | OASA

E na sua última abertura noturna de 2018, o OASA abre portas no dia 14 de dezembro, entre as 21h00 e as 23h00, para receber todos os que queiram assistir connosco àquela que é uma das melhores e mais confiáveis chuvas de meteoros do ano: as Gemínidas.

Infelizmente, em 2018 o máximo de atividade das Gemínidas, com cerca de 120 meteoros por hora, acontece durante o dia, às 12h30 UT do dia 14 de dezembro, mas isto não significa que não seja possível observar um número considerável de meteoros ao serão. Assim, o OASA estará aberto durante o serão do dia 14 de dezembro, para partilhar o seu espaço com quem queira connosco observar esta chuva de meteoros, caso as condições meteorológicas o permitam. A entrada terá um custo de 1€ para maiores de 5 anos.

A chuva das Gemínidas recebe este mesmo nome por se identificar a sua radiante (ponto a partir do qual parecem surgir os meteoros) na constelação de Gémeos. Esta chuva tem uma longa duração de atividade, podendo ser observada entre os dias 4 e 17 de dezembro, sempre com uma grande produção de 'bolas de fogo'.

Lembramos que não é necessário material astronómico para observar uma chuva de meteoros, bastando um local escuro, paciência e vontade de se deslumbrar. Se estiver interessado em observar este fenómeno em casa, basta que nas noites de 13 e 14 de dezembro, localize a constelação de Gémeos, mesmo ao lado da facilmente detetável constelação de Órion, virando o seu olhar para Este. Já a melhor hora será a partir das 02h00 locais, quando a constelação de gêmeos se encontrar no seu ponto mais alto no céu.

 

Mas há algo muito curioso nas Gemínidas, ao contrário das outras chuvas, as Gemínidas não são detritos de um cometa mas de um objeto rochoso com o nome 3200 Phaethon, sendo a sua corrente de detritos muito superior às outras chuvas, num fator de 5 para 500.

Saiba mais sobre esta chuva de meteoros aqui.

International Meteor Organization.