Eclipse Parcial do Sol 2021 | OASA -A A +A

Eclipse Parcial do Sol 2021 | OASA

No próximo dia 10 de junho será possível observar um eclipse parcial do Sol nos Açores, entre as 08h24 e as 10h23. O Observatório Astronómico de Santana - Açores irá estar aberto ao público para desenvolver uma observação indireta deste fenómeno. A visita ao centro por parte do público está sujeito a pré-marcação e às restrições atuais de saúde pública.

Apesar de apenas visível parcialmente nos Açores, o eclipse do dia 10 de junho será um eclipse anular que será visível nas áreas próximas do polo norte. Os eclipses anulares acontecem quando a Lua se encontra perto do seu ponto mais distante da Terra, durante a sua órbita elíptica, no momento em que acontece o eclipse. Mais distante da Terra, a Lua fica com um diâmetro aparente menor que o Sol e não consegue cobrir totalmente o disco solar, ficando visível um anel do Sol a brilhar à sua volta.

Em Portugal será possível ver uma pequena parcela da esfera solar a ser ocultada pela Lua, mas será nos Açores, em especial na ilha do Corvo, que poderemos ver o eclipse em maior magnitude (maior percentagem do Sol ocultado pela Lua) em território nacional. Deixamos aqui um pequeno boletim com o horário do eclipse em cada uma das ilhas, assim como a magnitude da ocultação.

ATENÇÃO:

 

1. OLHAR DIRETAMENTE PARA O SOL PODE DANIFICAR A VISÃO. As consequências podem ser a cegueira ou outros problemas permanentes e irreversíveis. 

2. UTILIZAR RADIOGRAFIAS (USADAS ou NÃO), CD'S OU ÓCULOS DE SOL NÃO PROTEGE A VISÃO E SÃO MÉTODOS PERIGOSOS!!!!!!

3. NÃO UTILIZAR VIDROS DE GARRAFAS PRETAS OU VIDROS ENEGRECIDOS À CHAMA DE UMA VELA!

4. Vidros de Máscaras de Soldador (nos 12 a 14) ou óculos com filtros apropriados podem ser utilizados desde que durante pouco tempo). 

 

Para observar o eclipse em segurança:

http://oal.ul.pt/observar-o-sol-em-seguranca/

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000017087.pdf

Precisa de ajuda para observar o Sol em segurança? Contacte-nos em 296 492 764 ou para o [email protected].

Marque a sua visita através do 296 492 764 ou através do [email protected]

A visita ao centro, assim como as atividades a serem desenvolvidas pelo público visitante, estão adaptadas às restrições atuais e cumprem todas as exigências atuais de saúde pública.

 

 

Vista do hemisfério norte (NASA)

 

Veja aqui a transmissão em direto DO EVENTO: