Curso de Iniciação à Astronomia -A A +A

Curso de Iniciação à Astronomia

No próximo dia 3 de outubro, o Observatório Astronómico de Santana – Açores irá desenvolver um Curso de Iniciação à Astronomia aberto a todos os interessados e ministrado por Rui Agostinho, Professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) e diretor do Observatório Astronómico de Lisboa.

Objectivo do Curso:

O objectivo deste curso passa por familiarizar os participantes com os conceitos e a  terminologia da Astronomia e Astrofísica modernas, assim como dar a conhecer as grandes questões atuais que se colocam aos astrónomos, mostrando sempre as bases científicas do conhecimento corrente.

Este curso oferecerá ainda uma pequena introdução à óptica dos diversos tipos de telescópios, assim como os parâmetros importantes dos mesmos. Este curso dará ainda espaço para a introdução à observação solar e à observação do céu noturno.

A quem se dirige:

Trata-se um curso introdutório muito abrangente e indicado para aqueles que se interessam pelos fenómenos astronómicos, a sua observação e entendimento. Destina-se a qualquer pessoa e não requer formação numa área científica. Porém, a familiarização com noções de física básica poderá ser uma vantagem e, por isso, é muito recomendado a docentes do Ensino Básico e Secundário que pretendam consolidar e desenvolver conhecimentos.

Número máximo de pessoas neste curso: 25 , com um mínimo de 10 para funcionar.

Estrutura:

O curso é fundamentalmente constituído pela parte teórica, que terá um total de 7 horas. As estas, serão acrescidas mais duas horas de observação do céu noturno para os formandos, onde poderá aprender o básico necessário para proceder à observação de objecto celestes.

O programa completo do Curso será disponibilizado em breve.

Valor do Curso:

A Formação tem um custo total de 60€. Os professores do Ensino Básico e Secundário têm um desconto de 10€.

Inscrições:

Contacte-nos, entre as 10h00 e as 17h00 para o 296 492 764

ou pelo formulário disponibilizado em:

https://docs.google.com/forms/d/1jQushzBo5oaIkLDc-OOEZ5KIakj6wSOrM1Nq-pe...

Formador:

O formador Rui Agostinho é Professor Auxiliar com nomeação definitiva no Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), diretor do Observatório Astronómico de Lisboa, investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (iA), fundador e sócio da Sociedade Portuguesa de Astronomia (1999), da União Astronómica Internacional, membro da European Astronomical Society, e da Sociedade Portuguesa de Física.

Licenciou-se em Física pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) em 1982, efetuou provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica na FCUL em 1986, concluiu o doutoramento em Doutoramento em Física/Astrofísica na Univ. da Carolina do Norte (Chapel Hill, EUA) em 1992.

Tem como principais áreas de Investigação em Astronomia:
- Estrutura, dinâmica e evolução da Via Láctea.
- Abundâncias químicas estelares na galáxia.
- Detecção de buracos negros estelares.
- Atividades de Investigação: