"Astrobiologia: o contexto cósmico da vida", com Daniel Folha -A A +A

Na próxima noite de observação noturna no OASA, a 6 de dezembro, o OASA irá contar a partir das 21h30 com a presença do astrónomo Daniel Folha, investigador no Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) desde 1998, para uma apresentação intitulada "Astrobiologia: o contexto cósmico da vida". Após a palestra, Daniel Folha estará ainda disponível para questões do público.

Esta curta palestra partirá da questão "o que é a vida?" e se esta existe fora do nosso planeta. Durante a mesma Daniel Folha falará sobre a origem da vida e a procura desta no sistema polar, no presente e no passado, em outros outros sistemas planetários. Assim, durante esta pequena palestra a "vida" será apresentada no contexto do universo que habitamos, no qual a Terra pode ser vista como um pequeno grão de poeira numa imensidão de espaço e de tempo.

Breve descrição da palestra

A Astrobiologia é uma área de investigação que aborda o tema da "vida" no seu contexto cósmico. Qual a origem da vida e como evolui? Existe vida para além da Terra? Como detetá-la? Qual o futuro da vida na Terra e no Universo? Estas são as questões fundamentais a que a Astrobiologia tenta dar resposta, através de uma abordagem marcadamente multidisciplinar que envolve, entre outras, a Astronomia e as Ciências Planetárias. Partindo da questão "o que é vida?", passando por considerações acerca da sua origem, procurando no Sistema Solar locais onde a vida exista ou possa ter existido e expandindo essa procura a outros sistemas planetários, a "vida" é apresentada no contexto do universo que habitamos, no qual a Terra pode ser vista como um pequeno grão de poeira numa imensidão de espaço e de tempo.

Nota Biográfica

Fonte: Sociedade Portuguesa de MatemáticaLicenciado em Física/Matemática Aplicada (1992, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto), Mestre em Astrofísica (1993, Queen Mary & Westfield College, University of London, Reino Unido) e Doutoramento (Ph.D.) (1998, Queen Mary & Westfield College, University of London, Reino Unido) com um trabalho na área da Astronomia e Astrofísica.

Investigador no Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) desde 1998, foi Astrónomo do CAUP destacado no Isaac Newton Group of Telescopes (ING), La Palma, Ilhas Canárias, Espanha, durante 1999. Entre 2000 e 2004 foi docente convidado em tempo parcial da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, ensinando Astronomia em cursos de Licenciatura e de Mestrado. Desde 2005 é Professor Auxiliar Convidado no Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS/CESPU), sendo responsável pelas unidades curriculares de Física em diversos cursos na área das Ciências da Saúde. Para além do trabalho letivo, tem desenvolvido atividade em projetos de divulgação científica e de educação não formal em ciência através da Astronomia e Astrofísica, em particular no contexto do Planetário do Porto - Centro Ciência Viva e do Grupo de Comunicação de Ciência do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), do qual é o coordenador no polo sediado no CAUP.”

 

 

Esta apresentação irá acontecer durante a Observação Noturna mensal do OASA, que acontece na primeira sexta-feira de cada mês, fazendo parte do programa da noite de 6 de dezembro. Saiba mais sobre as observações noturnas do OASA na ligação: https://is.gd/hTdWTZ