18 anos OASA -A A +A

Aniversário 18 anos do Observatório Astronómico de Santana - Açores

No próximo dia 11 de maio, o Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA) comemora 18 anos desde a sua fundação. Em dia de aniversário, o OASA convida todos os que nos têm acompanhado ao longo destes anos para um serão de comemoração, entre as 21h00 e as 23h00. A entrada será gratuita para todos os que queiram connosco "soprar as velas" de 18 anos a tentar levar o céu a todos os açorianos.

Nesta noite, teremos a presença do Astronómo Amador João Porto, membro da comissão científica do OASA e sócio da Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores, para dar a conhecer um pouco da missão deste centro de ciência e para nos conduzir num roteiro do céu noturno, caso as condições meteorológicas o permitam.

Aos interessados, neste mesmo dia, entre as 19h00 e as 21h00, o OASA irá desenvolver um pequeno workshop para todos os que queiram dar o seu primeiro passo na utilização de telescópios. Este workshop será ministrado pelo mesmo João Porto, sendo a participação gratuita mediante inscrição. Carregue na imagem para se inscrever ou para saber mais:

Workshop Iniciação ao uso de telescópios, com João Porto (OASA/APAA)

No dia 11 de maio, Observatório Astronómico de Santana – Açores comemorá assim o dia de lançamento da 1ª pedra das atuais instalações, cujo início de construção foi o culminar de um sonho de vários anos do, entretanto extinto, Núcleo Açoriano da Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores, dirigido na altura pelo Astrónomo Amador João Porto. A construção do edifício foi possível através da Direcção Regional da Ciência e Tecnologia, que ainda hoje garante o financiamento do atual projeto do OASA, sobre gestão da Cooperativa “A Ponte Norte”.