100 Horas de Astronomia -A A +A

No próximo dia 1 de outubro o OASA junta-se às comemorações internacionais de 100 horas de Astronomia, com uma observação aberta ao público no Miradouro do Pico do Ferro, Furnas, a partir das 21h00. Esta é uma atividade gratuita, mas exige marcação. Esta atividade está integrada no evento nacional para comemorar as 100 Horas de Astronomia, onde se juntam amadores e profissionais espalhados por todo o país no desenvolvimento de observações abertas ao público. Conheça os locais e marque no seu calendário: https://countingstars.org/

As 100 horas de Astronomia são um evento da União Astronómica Internacional que, durante 100 horas seguidas, são desenvolvidas diversas atividades para o público em geral, entre os dias 1 e 4 de outubro. São centenas de atividades espalhadas pelo globo desenvolvidas por astrónomos profissionais, amadores e profissionais de comunicação de ciência para partilha do conhecimento e do entusiasmo pela Astronomia.

Em Portugal será desenvolvido um evento a 1 de outubro, a partir das 21h00 (hora local), em que durante duas horas será feita uma observação noturna em 9 locais do país, de norte a Sul e ilhas, em que equipas de voluntários estarão com telescópios à espera de quem aparecer para partilhar umas horas de contacto com a astronomia.

Os locais são: Aveiro, Guimarães, Moimenta da Beira, São Gião, Serra da Freita, Sintra, OASA – Açores, Praia da Vitória – Açores e Chão da Lagoa – Madeira. Fica lançado o convite para quem residir por perto. Apareçam, quer sejam veteranos ou iniciantes que pretendam ter um primeiro contacto com um telescópio e a observação do céu"

Para garantir o distanciamento social, o OASA irá desenvolver esta observação do céu noturno no Miradouro do Pico do Ferro, na freguesia das Furnas, onde se espera usufruir de um céu ainda relativamente seguro. Aconselha-se aos interessados que se inscrevam nesta atividade no seguinte formulário, garantindo informações sobre eventuais alterações ou cancelamentos.