Workshop "Rockets@RAEGE" | Sessão pública -A A +A

Workshop Rockets@RAEGE | Sessão pública

Com Santa Maria cada vez mais perto do espaço, no próximo dia 22 de fevereiro, entre as 10h00 e as 14h00, o OASA, em parceira com o Aerotéc, irá dinamizar um workshop de mini-foguetões, aberto a todo o público interessado, na Estação Geodésica e Espacial da RAEGE, em Santa Maria.

Este workshop de 4 horas permitirá que os participantes possam construir um pequeno modelo de um foguetão experimental e compreender todo o processo necessário para o sucesso e segurança da indústria espacial. A participação nesta atividade é gratuita mas exige inscrição prévia. Com o final da atividade previsto para as 14h00, todo a população mariense é convidada a assistir ao lançamento destes mini-foguetões.

Com os Açores a ocuparem uma posição praticamente central no atual investimento nacional na área do espaço, o OASA entendeu trazer aos Açores o projeto educativo Workshop Rockets@Schools do AeroTéc, desenvolvido com objetivos de sensibilizar e transmitir aos alunos do ensino secundário alguns conhecimentos básicos de física, esperando fomentar o seu interesse pelo setor aeroespacial. Por ser ainda uma área de grande impacto junto de toda a população dos Açores, principalmente no que concerne a questões socioeconómicas, será ainda dinamizada uma atividade junto da população em geral, esperando-se assim poder sensibilizar a população para os vários processos e protocolos exigidos ao setor, assim como incentivar à curiosidade e ao fomento da cultura científica.

Esta atividade, centrada na construção de um micro-foguetão, é constituída por uma parte teórica em que são abordados conceitos como estabilidade, centro de gravidade e centro de pressão. E uma segunda parte, prática e interativa, de planeamento, construção e lançamento de um rocket. Com esta atividade, o OASA espera contribuir para a redução do afastamento existente entre a indústria espacial e público geral, mais especificamente os alunos do ensino secundário e sensibilizar estes, e a população em geral, para as principais questões técnicas, de risco e de planeamento que envolvem este tipo de tecnologia.

Com uma componente experimental muito vincada, estas atividades estão estruturadas em conteúdos obrigatórios do programa escolar para o ensino secundário, acrescentando uma atividade prática aos conteúdos já abordados nas salas de aula, reforçando os mesmos e cimentando o conhecimento científico dos alunos numa área relevante para o futuro dos Açores.

Este é um projeto financiado pelo PRO-SCIENTIA, através da Medida 3.4.a – “Desenvolvimento de atividades de ensino experimental das ciências", inserida na Ação “Estimular a cultura científica e tecnológica”.