Vénus Visita as Plêiades -A A +A

Vénus visita as Plêiades | Observar! | Mês Mundial da Astronomia 2020 | OASA

Bob King @skyandtelescope.orgTodas as horas estão conforme o fuso horário açoriano (-1h que no continente e na Madeira).

No dia 3 de abril, e 8 anos desde a última vez, o planeta Vénus irá brilhar entre as estrelas das Plêiades, um dos mais belos enxames visíveis no céu noturno. Trata-se de uma observação fácil de observar sem qualquer instrumento ótico mas que, com uns binóculos (de 3mm ou 50mm) ou um telescópio, revelará Vénus com apenas 45% da sua face iluminada, a ocupar um espaço aparentemente próximo das 7 estrelas das Plêiades.

Para mais facilmente identificar a posição de Vénus e das Plêiades no céu, veja ou imprima os nossos mapas do céu aqui!

O planeta Vénus (o 3º objeto mais brilhante no céu) é fácil reconhecer pelo seu imenso brilho, mas falta de cintilação. Nestes meses, será fácil de localizar assim que o Sol começa a mergulhar no horizonte, acompanhando-o a oeste a poucos graus. Já as Plêiadas, companheiras eternas da constelação de Touro, são um bonito aglomerado estelar facilmente identificável no céu por parecer um colar composto por 6 estrelas (7 quando observado com um telescópio).

Curiosamente, e antes que Vénus e as Plêiades desapareçam no horizonte, perto das 23h30 UT, a Estação Espacial Internacional (ISS) irá cruzar o céu a pouco graus desta conjunção. Assim, se quiser observar dois eventos ao mesmo tempo, olhe para oeste a partir das 22h09 UT para apanhar, pouco segundos depois, a ISS a subir entre oeste e noroeste até à altura de 34º e então, 1 minuto depois, desaparecer.

Carregue na imagem para ver melhor as horas, o local, e os movimentos desta passagem da ISS.

E porque nem todos têm um telescópio ou uns binóculos, o Telescópio Virtual irá fazer uma observação em direto desta maravilhosa conjunção, narrada pelo não menos maravilhoso Gianluca Masi, responsável pelo projeto Virtual Telescope. Para acompanhar é fácil, basta que visite esta página às 17h30 UT (hora dos Açores) na próxima tarde do dia 3. Carregue aqui para ver!

 

Apesar deste ser um mês de abril de 2020 atípico, nada nos impede de festejar o Mês Mundial da Astronomia aproveitando exatamente o seu espírito: levar a todos a Astronomia e lembrar que partilhamos todos o mesmo céu.

É dentro deste espírito que o OASA, como afiliado dos Astronomers Without Borders, pretende que este ano em abril haja #astronomiaemcasa. Entre várias sugestões, o OASA irá levar um conjunto de atividades online preparados pelos Astronomers Without Borders, e por outros parceiros, para que todos, pelo mundo inteiro, tenham a oportunidade de observar os mais maravilhosos eventos, fenómenos e experiências astronómicas a partir de casa.

Conheça as atividades e sugestões deste Mês Mundial da Astronomia:

Mês Mundial da Astronomia 2020 | Observatório Astronómico de Santana - Açores