Vídeo Palestra "O Fim do Mundo em 2012" -A A +A

Com a iminência do suposto fim do mundo, nesta altura o mundo virtual deve já estar a fervilhar de tolices, histerismos, explicações, dúvidas, ansiedades, comédia e tolices (sim, era mesmo suposto repetir). Num último fólego, deixamos aqui uma palestra do Carlos Oliveira, para o Observatório Astronómico de Santana - Açores (OASA), a 16 de março, sobre este fenómeno inconcretizável.

Há já uns 3 anos que instituições, educadores, cientistas e a astropt têm vindo a tentar explicar, atenuar, ensinar e formar o maior número de pessoas sobre as tolices e as mentiras que algumas pessoas mal intencionadas, ou que simplesmente vivem numa realidade cognitiva distinta do comum dos racionais, têm procurado difundir.

Entre outubro de 2011 e março de 2012, o Observatório Astronómico de Santana - Açores, dinamizou um ciclo de 6 Palestras com 6 figuras da Astronomia Profissional e Amadora, dos Açores e de Portugal, com o objetivo de desmitificar e explicar algumas das questões mais atuais da Ciência e da Astronomia. O ciclo mereceu o óbvio título de "+LUZ".

A sexta e última palestra deste ciclo aconteceu, assim, no dia 16 de março, pelas 20h30, no Teatro Ribeiragrandense, com o título "Fim do Mundo em 2012?", tendo ficado a cargo de Carlos Oliveira, coordenador da página astropt, Doutorado em Astrobiologia e colaborador da Universidade do Texas, em Austin.

Nesta palestra que contou com a presença de 120 espectadores, a ideia de fim do mundo foi contextualizada, "num universo quer de profecias quer de previsões científicas, com o objetivo de avaliar a veracidade da Profecia Maia e do propalado Fim do Mundo para 21 de dezembro de 2012." Era inevitável este final para o ciclo. E esta palestra vale muito mais do que uma simples refutação da profecia para a primeira sexta-feira. Vale por ser uma amálgama de argumentos contra todas as outras profecias que possam aparecer.