Trilho Noturno -A A +A

Trilho Noturno | OASA | Ciência Viva no Verão

No Dia Mundial da Fotografia, 19 de agosto, o OASA planeou uma atividade que alia a beleza da biodiversidade dos Açores e o fascínio natural pela Astronomia, num trilho noturno que promete aventura, fotografia e ciência.

E não é necessário que os participantes saibam fotografar, desde que levem a sua curiosidade, mas espera-se que a noite acabe com bonitos registos da beleza açoriana aliada à beleza do céu noturno.

Acompanhados por um guia turístico experiente e por um dos técnicos do OASA, neste passeio será possível descobrir a natureza dos Açores iluminada pelos seus céus (ainda) escuros. Se as condições meteorológicas o permitirem, poderão se ouvir histórias das constelações e aprender como usar o céu para nos orientarmos.

Esta é ainda uma atividade em parceria com o Ciência Viva no Verão. Conheça aqui todas as atividades que estão a acontecer nos Açores!

Este trilho decorrerá no Pico Queimado, Ribeira Grande, e será acompanhada pelo guia Marco Faris, que ajudará a explorar o trilho e discutir alguns temas pertinentes à beleza natural dos Açores

Para cumprir com as exigências atuais de contingência COVID-19, esta atividade terá um número limitado de participantes e obrigará os mesmos a cumprir as regras da Direção Regional de Saúde. No final da sessão, as fotografias obtidas serão partilhadas nas plataformas de comunicação do OASA. A participação nesta atividade tem um custo de 2€.

Aconselha-se que os participantes estejam munidos de:

  • Água;
  • Lanterna de luz vermelha;
  • Calçado apropriado para terrenos húmidos e irregulares;
  • Agasalho (é possível que as noites ficam algo frias);
  • (não obrigatório) câmara fotográfica e/ou binóculos;

Esta atividade poderá ser cancelada, caso não estejam encontradas as condições para o seu desenvolvimento, sejam meteorológicas, de saúde pública ou mesmo na ausência de inscritos suficientes.