Trânsito de Mercúrio -A A +A

No próximo dia 9 de maio, será possível observar nos Açores um fenómeno astronómico raro: o trânsito de Mercúrio na esfera do Sol. Assim, entre as 11h13 e as 18h40, passe no OASA e venha observar de forma segura este fenómeno que não acontece desde 2006. Caso não lhe seja possível deslocar-se ao OASA, descarregue o seguinte documento, onde poderá encontrar várias soluções simples de observar o Sol de forma segura a partir da sua casa: Projetando o Sol!

Projetar o Sol será a melhor solução para observar este fenómeno, já que devido à pequena dimensão de Mercúrio, será frustrante a observação deste fenómeno com óculos solares.

ATENÇÃO:

1. OLHAR DIRETAMENTE PARA O SOL PODE DANIFICAR A VISÃO. As consequências podem ser a cegueira ou outros problemas permanentes e irreversíveis.

2. UTILIZAR RADIOGRAFIAS (USADAS ou NÃO), CD'S OU ÓCULOS DE SOL NÃO PROTEGE A VISÃO E SÃO MÉTODOS PERIGOSOS!!!!!!

3. NÃO UTILIZAR VIDROS DE GARRAFAS PRETAS OU VIDROS ENEGRECIDOS À CHAMA DE UMA VELA!

4. Vidros de Máscaras de Soldador (nos 12 a 14) ou óculos com filtros apropriados podem ser utilizados desde que durante pouco tempo). 

O trânsito de Mercúrio é um fenómeno relativamente raro, havendo apenas 13 trânsitos em cada século, sendo visíveis apenas em alguns locais da Terra. Em comparação, os trânsito de Vénus ocorrem em pares com um século de distância entre cada par.

Transit of Mercury from Science Office on Vimeo.

Neste ano de 2016, o fenómeno  completo poderá ser observado em Portugal Continental e nas Regiões Autónomas. As horas marcadas para cada momento do trânsito são os seguintes:

1º contacto: 11:13.4
2º contacto: 11:16.15
Máximo: 14:56.54
3º contacto: 18:37.29
4º contacto: 18:40.41

Entre em contacto com o OASA para qualquer dúvida ou apoio aqui: http://oasa.centrosciencia.azores.gov.pt/contact