Super Lua Abril de 2021 (Evento Online) -A A +A

Todas as horas estão conforme o fuso horário açoriano (-1h que no continente e na Madeira).

A super Lua é um fenómeno algo sobrevalorizado (porque a diferença de tamanho aparente da Lua é pouco perceptível) mas que acaba por ter um efeito positivo: põe muitos distraídos a olhar para Lua, principalmente quando esta se ergue no horizonte, muito amarela (devido à maior refração perto do horizonte) e dando a impressão de estar muito maior a quem observa (uma ilusão facilmente testada).

Mas observar a Lua neste altura de distanciamento social é sempre uma maneira de nos voltarmos a apaixonar pelo mundo natural. Assim, no dia 26 de abril, às 17h15 UT (hora dos Açores), ligue-se a esta página para observar esta Super Lua em direto através dos "olhos" do Telescópio Virtual, e pela voz de Gianluca Masi, enquanto essa se ergue sobre os céus de Roma, a cidade eterna.

 

Se estiver com dificuldades em ver, siga para: http://www.virtualtelescope.eu/webtv/

Veja a partir de casa e experimente:

Esta atividade está inserida no Mês Mundial da Astronomia 2021 (MMA). O MMA é um conjunto de comemorações anuais, dinamizado internacionalmente pelos Astronomers Without Borders, que pretende levar a celebração da Astronomia a todos os cantos do mundo. O OASA, como um dos afiliados internacionais, dedica igualmente o mês de abril a estas comemorações.

Conheça as atividades deste Mês Mundial da Astronomia:

Mês Mundial da Astronomia 2020 | Observatório Astronómico de Santana - Açores