Semana Mundial do Espaço 2021 -A A +A

Em 2021, o tema da Semana Mundial do Espaço pretende celebrar as “Mulheres no Espaço”, procurando sensibilizar o público para o importante e considerável papel das mulheres que trabalham na área do espaço. Espera-se que com este tema seja possível não só dar destaque às mulheres como inspirar tantas outras a prosseguirem o seu sonho de trabalhar ou contribuir para a área.

 

A Semana Mundial do Espaço é uma celebração internacional da contribuição da ciência e tecnologia espacial para o melhoramento da condição humana. Foi oficialmente declarada pelas Nações Unidas como sendo, anualmente, a semana de 4 a 10 de Outubro. Durante a Semana Mundial do Espaço, ocorrem vários eventos e programas educacionais relacionados com o espaço em todo o mundo.

Nos Açores, o OASA volta mais uma vez a juntar-se às comemorações desenvolvendo uma atividade junto do público escolar das ilhas de Santa Maria e São Miguel. Em colaboração com a RAEGE-Az, o OASA irá levar a algumas escolas básicas e secundárias do grupo oriental um conjunto de mulheres que trabalham ou estudam em áreas do espaço nos Açores. As datas são as que seguem:

06/10/2021 | Escola Secundária de Santa Maria | 08h45

08/10/2021 | Escola Secundária Antero de Quental | 10h00

08/10/2021 | Auditório Municipal da Povoação | 14h30

 

Com esta atividade espera-se que as convidadas partilhem com os alunos o seu percurso académico e profissional, dando a conhecer a realidade dos cursos e do mercado de trabalho na área do espaço. Deseja-se ainda uma conversa próxima com referência à realidade e ao futuro das tecnologias espaciais nos Açores, onde os alunos possam dissipar dúvidas e serem inspirados nas suas escolhas.

As datas que delimitam a Semana Mundial do Espaço comemoram acontecimentos marcantes da era espacial: no dia 4 de outubro de 1957 foi lançado o Sputnik I, o primeiro satélite terrestre construído pelo homem. O Tratado de Exploração Pacífica do Espaço Exterior foi assinado pelos estados membros da ONU no 10 de outubro de 1967.