Semana Mundial do Espaço 2017 -A A +A

Em 2017, o tema da Semana Mundial do Espaço será de olhos postos no futuro, inspirando o mundo com as missões com objetivos astrobiológicos, como a new horizons (primeira missão da nasa a chegar a plutão e à cintura de Kuiper). Serão ainda focados  os grandes feitos da engenharia espacial que nos oferece a tecnologia necessária para explorar outros mundos, sejam planetas, seja a lua ou asteróides e cometas.

 

A Semana Mundial do Espaço é uma celebração internacional da contribuição da ciência e tecnologia espacial para o melhoramento da condição humana. Foi oficialmente declarada pelas Nações Unidas como sendo, anualmente, a semana de 4 a 10 de Outubro. Durante a Semana Mundial do Espaço, ocorrem em todo o mundo vários eventos e programas educacionais relacionados com o espaço.

A sincronização de eventos atrai a cobertura pelos meios de informação, que contribui para a educação do público em relação à exploração do espaço. Nos Açores, o OASA espera dar mais destaque a estas comemorações oferecendo um conjunto de atividades durante esta semana dedicada ao espaço.

As datas que delimitam a Semana Mundial do Espaço comemoram acontecimentos marcantes da era espacial: no dia 4 de outubro de 1957 foi lançado o Sputnik I, o primeiro satélite terrestre construído pelo homem. O Tratado de Exploração Pacífica do Espaço Exterior foi assinado pelos estados membros da ONU no 10 de outubro de 1967.

Atividades para a Semana Mundial do Espaço 2017 nos Açores:

Observação Noturna | Outubro 2017 Ignite IAstro Açores | 7 de outubro | Teatro Ribeiragrande

 

 

Semana Mundial do Espaço 2017 - OASA - Açores - Portugal