Primeira Órbita | First Orbit -A A +A

Estreado em a 12 de abril de 2011, simultaneamente em 1600 locais distintos por todo o mundo, sendo que o OASA foi um deles, este filme procurou comemorar os 50 anos da primeira órbita à Terra efetuada por Yuri Gagarin. Com uma banda sonora relaxante e repleto das mais belas imagens, apenas conseguidas quando se está à volta do nosso planeta, este filme procura mostrar exatamente aquilo que o cosmonauta viu.

Para comemorar esta noite de Yuri Gagarin, a 12 de abril, num ano em que temos de ficar em casa, sugerimos este filme para (re)ver e quem sabe inspirar para aquilo que nos espera quando tudo isto passar. Relaxe e maravilhe-se com aquilo que apenas alguns de nós terão a oportunidade de ver.

Todas as horas estão conforme o fuso horário açoriano (-1h que no continente e na Madeira).

Apesar deste ser um mês de abril de 2020 atípico, nada nos impede de festejar o Mês Mundial da Astronomia aproveitando exatamente o seu espírito: levar a todos a Astronomia e lembrar que partilhamos todos o mesmo céu.

É dentro deste espírito que o OASA, como afiliado dos Astronomers Without Borders, pretende que este ano em abril haja #astronomiaemcasa. Entre várias sugestões, o OASA irá levar um conjunto de atividades online preparados pelos Astronomers Without Borders, e por outros parceiros, para que todos, pelo mundo inteiro, tenham a oportunidade de observar os mais maravilhosos eventos, fenómenos e experiências astronómicas a partir de casa.

Siga esta ligação para saber quais as transmissões planeadas e quais as sugestões já disponibilizadas.

Esta atividade está inserida no Mês Mundial da Astronomia 2020 (MMA). O MMA é um conjunto de comemorações anuais, dinamizado internacionalmente pelos Astronomers Without Borders, que pretende levar a celebração da Astronomia a todos os cantos do mundo. O OASA, como um dos afiliados internacionais, dedica igualmente o mês de abril a estas comemorações.

Conheça as atividades deste Mês Mundial da Astronomia:

Mês Mundial da Astronomia 2020 | Observatório Astronómico de Santana - Açores