Palestra "Space Exploration and the Mars Curiosity Program" com Bobak Ferdowsi (NASA | CURIOSITY) -A A +A

Numa parceria com o Consulado dos Estados Unidos da América em Ponta Delgada, o OASA irá receber, no próximo dia 11 de Outubro às 21h00, nas suas instalações, Bobak Ferdowsi, um dos cientistas responsáveis pela missão Curiosity da NASA, para uma palestra sobre a exploração espacial, abordando em específico a missão de exploração de Marte pela sonda Curiosity.

Com o título "Space Exploration and the Mars Curiosity Program", esta palestra será apresentada em inglês, língua nativa do palestrante. A entrada é gratuita. Após a palestra, haverá espaço para perguntas e uma pequena observação do céu noturno.

Bobak Ferdowsi, mais conhecido por "Mohawk Guy" ("o tipo com cabelo à Moicano"), ficou famoso durante a difícil e histórica aterragem da sonda Curiosity em Marte, a 6 de Agosto de 2012, devido ao seu extravagante penteado, às suas publicações nas redes sociais e por manter uma postura sorridente e relaxada num dos momentos mais importantes da exploração espacial.

Crédito Imagem: NASA/JPL, Bobak FerdowsiNascido a 7 de novembro de 1979, Bobak Ferdowsi é membro da equipa de engenharia do Jet Propulsion Laboratory da NASA.  Entre outras funções na NASA, foi responsável pela Engenharia de Sistema, pelo planeamento de Missão, Verificação de rota e pelo controlo de voo, na missão Curiosity. Bobak foi ainda Gestor Científico na missão Cassini.

O "Mohawk Guy" formou-se em Aeronáutica e Astronáutico em 2001 na Universidade de Washington, tendo-se posteriormente doutorado nesta área no MIT (Massachusetts Institute of Technology). Bobak sempre sonhou trabalhar numa missão a Marte. Ele joga na posição de interbase na equipa de Softball do Jet Propulsion Laboratory e normalmente desloca-se de bicicleta para o trabalho.

Mais em: Diário de Notícias e NASA

Conheça todas as atividades para a Semana Mundial do Espaço 2014 nos Açores:

Semana Mundial do Espaço Açores 2014 | OASA | Atividades