Palestra "Reaching For New Horizons" com Alice Bowman (APL | NASA) -A A +A

Palestra "Reaching For New Horizons" com Alice Bowman (APL | NASA)

Numa parceria com o Consulado dos Estados Unidos da América em Ponta Delgada e com o American Corner da Universidade dos Açores, o OASA irá receber nas suas instalações em Santana, no próximo dia 09 de Outubro às 21h00, Alice Bowman, Gestora de Operações da NASA para a missão "New Horizons", para uma palestra sobre exploração espacial com especial atenção à própria "New Horizons" que se tornou, no passado dia 14 julho, a primeira sonda a chegar a Plutão.

Com o título "Reaching for New Horizons", esta palestra será apresentada em inglês, língua nativa do palestrante, apesar de estar garantido o uso de um discurso adequado a todos os públicos. Após a palestra, haverá espaço para perguntas e uma pequena observação do céu noturno, numa atividade com entrada gratuita.

Alice Bowman, responsável operacional da missão New Horizons, trabalha no Laboratório de Física Aplicada da Universidade de John Hopkins (John Hopkins University Applied Physics Laboratory). Começou a trabalhar no projeto da New Horizons da NASA em 2001: uma missão não-tripulada da NASA projetada para voar para além de Plutão. A 14 de julho de 2015, após uma viagem de 4800 milhões de quilómetros que durou quase 10 anos, a sonda fez a sua máxima aproximação ao mais famoso planeta-anão do Sistema Solar, até então nunca visitado. Após esta visita, a sonda seguirá para a cintura de Kuiper, na fronteira do sistema solar, uma zona cheia de asteróides, que começa para lá de Neptuno, que foi descoberta em 1992 e da qual Plutão é o representante mais próximo da Terra.

Alice Bowman diz que sempre quis uma carreira que fosse excitante, tecnicamente desafiante e que fugisse à rotina, desejo que se refletiu durante toda a sua vida na vontade de estar sempre a enfrentar desafios. Ser a responsável operacional da missão New Horizons parece assim o trabalho certo para a pessoa certa.

Desde criança que a exploração do espaço lhe ganhou o coração, paixão que manteve durante os seus estudos e início de carreira. A missão New Horizons é o melhor desafio espacial que podia imaginar: operar uma pequena sonda robótica que teve de percorrer o mais longo percurso até hoje para chegar ao seu principal destino; planear e desenvolver operações com enormes dificuldades técnicas resultantes da enorme distância a que se encontra a sonda; sem esquecer que teve de manter uma equipa focada e motivada durante uma operação que durou quase uma década.

Naquele que será o espírito desta palestra, Alice Bowman aconselha a próxima geração de cientistas e engenheiros a escolher uma carreira que os apaixone, sem nunca não deixar passar uma oportunidade apenas por estar fora da nossa zona de conforto. Lembra ainda que é importante explorar e aprender de tudo um pouco e que o trabalho árduo compensa.

Esta palestra será ainda repetida numa sessão mais indicada para estudantes, no mesmo dia às 14h30, no Anfiteatro B da Universidade dos Açores. Se é professor ou estudante, saiba como participar carregando na próxima imagem:

"Reaching For New Horizons": à conversa com Alice Bowman  (APL | NASA) na UAç