Palestra "Radioastronomia: Para Além do Visível!" com Luís Ramalhais Santos (RAEGE) -A A +A

Palestra "Radioastronomia: Para Além do Visível!" com Luís Ramalhais Santos (RAEGE)

Inserida nas comemorações da Semana Mundial do Espaço, o OASA irá receber, no próximo dia 04 de Outubro, às 21h00, a presença do Luís Ramalhais dos Santos, para uma palestra com o título "Radioastronomia: Para Além do Visível!". Após a palestra haverá espaço para perguntas e um pequena observação do céu noturno.

Numa linguagem acessível, a palestra procurará mostrar a importância da Radioastronomia para o estudo do cosmos, assim como a sua aplicação nos Açores, através da participação no projeto mundial VLBI, com duas estações em construção em Santa Maria e nas Flores, através da RAEGE.

Resumo da palestra:

"Quando, no Séc. XVII, Isaac Newton realizou a famosa experiência de fazer passar um feixe de luz por um prisma e se deu conta que a luz branca é composta por múltiplas luzes de distintas cores, com certeza que estava longe de imaginar que o seu trabalho seria decisivo para, séculos depois, se poder relacionar a intensidade de “radiação transmitida, absorvida ou refletida em função do comprimento de onda ou frequência”, o que deu origem ao desenvolvimento da técnica que neste momento representa a nova fronteira da observação espacial, a radioastronomia."

Formado em Engenharia Eletrotécnica, no ramo da eletrónica e telecomunicações, Luis Ramalhais dos Santos é diretor adjunto da Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais (RAEGE), um projeto de parceria entre a Região Autónoma dos Açores através da DROPC e o Ministério do Fomento de Espanha através do IGN.

Mais em: RAEGE | RAEGE

Conheça todas as atividades para a Semana Mundial do Espaço 2014 nos Açores:

Semana Mundial do Espaço Açores 2014 | OASA | Atividades