O OASA, como Centro de Ciência, centra a sua atividade na divulgação científica de temáticas relacionadas com a Astronomia e com o conhecimento do Universo.
Observações Noturnas -A A +A
Como em todas as primeiras sextas-feiras de cada mês, no dia 6 de março o OASA volta a abrir as suas portas entre as 21h00 e as 23h00 a todos os interessados em começar bem o fim de semana deslumbrando-se com os astros.
Avisamos a todos os interessados que, por uma questão de prevenção em resultado dos últimos desenvolvimentos do Coronavirus, o planetário não estará disponível para sessões durante a observação do céu noturno deste mês. Agradecemos a compreensão.
Neste mês de março, caso as condições meteorológicas o permitam, teremos uma observação onde se irá impor uma Lua quase cheia. Mas, caso seja possível, tentaremos ainda observar outros objetos, como a nebulosa de Órion e outros enxames abertos.
Durante a noite, poderá ainda conhecer a nossa exposição principal Um Ponto no Espaço e experimentar o módulo Bike a Planet e ver a exposição temporária "Luz: Para Além da Lâmpada".
Esta atividade não necessita de marcação prévia e tem o custo simbólico de 1€ para maiores e 5 anos. Assim, como em todas as primeiras sexta-feira de cada mês, o OASA estará de telescópios apontados ao céu e com várias atividades astronómicas preparadas para o usufruto de todos os que nos queiram visitar. Com as observações do céu noturno as pessoas podem aprender a utilizar um mapa de céu, manipular telescópios, observar Planetas, a Lua e objetos de céu profundo, como, por exemplo, Galáxias, Nebulosas e Enxames de Estrelas.
Atenção: As boas noites de observação do céu normalmente significam tempo frio e seco, pelo que é aconselhável que os visitantes tragam roupa apropriada para temperaturas mais baixas.