Observações Noturnas -A A +A

 Observação Noturna | 6 de dezembro 2019

Como em todas as primeiras sextas-feiras de cada mês, no dia 6 de dezembro o OASA volta a abrir as suas portas entre as 21h00 e as 23h00 a todos os interessados em começar bem o fim de semana deslumbrando-se com os astros.

Visite-nos para uma observação do céu, para ver um filme no planetário ou conhecer a nossas exposições. Para além de poder observar os astros, nestas noites pode visitar-nos para conhecer as nossas exposições ou para assistir a um filme no planetário digital móvel, com vários filmes diferentes a cada hora. Veja o horário das sessões aqui.

Filmes no Planetário | Horário Sessões

Neste mês de dezembro, caso as condições meteorológicas o permitam, teremos uma observação privilegiada da Lua em quarto crescente. Caso seja possível, tentaremos ainda observar outros objetos, como o planeta Urano, a nebulosa de Órion e as Pléiades.

Nesta noite de dezembro, a partir das 21h30, teremos ainda a presença do astrónomo Daniel Folha, investigador no Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) desde 1998, para uma conversa que partirá da questão "o que é a vida?" e se esta existe fora do nosso planeta. Com o título "Astrobiologia: o contexto cósmico da vida", Daniel Folha falará sobre a origem da vida e a procura desta no sistema polar, no presente e no passado, em outros outros sistemas planetários. Assim, durante esta pequena palestra a "vida" será apresentada no contexto do universo que habitamos, no qual a Terra pode ser vista como um pequeno grão de poeira numa imensidão de espaço e de tempo. Após a palestra, Daniel Folha estará ainda disponível para questões do público.

"Astrobiologia: o contexto cósmico da vida", com Daniel Folha

Durante a noite, poderá ainda conhecer a nossa exposição principal Um Ponto no Espaço e experimentar o módulo Bike a Planet e ver a exposição temporária "Luz: Para Além da Lâmpada". 

Esta atividade não necessita de marcação prévia e tem o custo simbólico de 1€ para maiores e 5 anos. Assim, como em todas as primeiras sexta-feira de cada mês, o OASA estará de telescópios apontados ao céu e com várias atividades astronómicas preparadas para o usufruto de todos os que nos queiram visitar. Com as observações do céu noturno as pessoas podem aprender a utilizar um mapa de céu, manipular telescópios, observar Planetas, a Lua e objetos de céu profundo, como, por exemplo, Galáxias, Nebulosas e Enxames de Estrelas.

Atenção: As boas noites de observação do céu normalmente significam tempo frio e seco, pelo que é aconselhável que os visitantes tragam roupa apropriada para temperaturas mais baixas.