Observações Noturnas -A A +A

 Observação Noturna | 4 de outubro de 2018

Como acontece todos os meses, o OASA reserva uma noite em outubro de porta aberta para que todos os interessados poassm começar bem o fim de semana deslumbrando-se com os astros.

Neste mês, esta noite acontece a 4 de outubro, entre as 21h00 e as 23h00, uma vez que a primeira sexta-feira do mês de outubro acontece em dia de feriado nacional (5 de outubro).

Nesta noite, o OASA contará ainda com a presença do projeto "Física sobre Rodas", desenvolvido pelo Núcleo de Física do Instituto Superior Técnico (NFIST), da Universidade de Lisboa, que irá dar a conhecer o mundo da física, a miúdos e a graúdos, com várias demonstração de experiências interativas e divertidas. Saiba mais em:

NFIST | Física sobre Rodas | OASA

Visite-nos para uma observação do céu, para ver um filme no planetário ou conhecer a nossas exposições. Para além de poder observar os astros, nestas noites pode visitar-nos para conhecer as nossas exposições ou para assistir a um filme no planetário digital móvel, com vários filmes diferentes a cada hora. Veja o horário das sessões aqui.

Filmes no Planetário | Horário Sessões

Neste mês de outubro, caso as condições meteorológicas o permitam, iremos dar destaque a Saturno, numa das últimas oportunidades este ano para o observar. Poderemos ainda ver Marte e Úrano, assim como alguns objetos de céu profundo.

Durante a noite, poderá ainda conhecer a nossa exposição principal Um Ponto no Espaço e experimentar o módulo Bike a Planet e ver a exposição temporária "Luz: Para Além da Lâmpada". 

Esta atividade não necessita de marcação prévia e tem o custo simbólico de 1€ para maiores e 5 anos. Assim, como em todas as primeiras sexta-feira de cada mês, o OASA estará de telescópios apontados ao céu e com várias atividades astronómicas preparadas para o usufruto de todos os que nos queiram visitar. Com as observações do céu noturno as pessoas podem aprender a utilizar um mapa de céu, manipular telescópios, observar Planetas, a Lua e objetos de céu profundo, como, por exemplo, Galáxias, Nebulosas e Enxames de Estrelas.

Esta atividade está ainda inserida nas comemorações internacionais da Semana Mundial do Espaço uma celebração internacional da contribuição da ciência e tecnologia espacial para o melhoramento da condição humana. Foi oficialmente declarada pelas Nações Unidas como sendo, anualmente, a semana de 4 a 10 de Outubro. Durante a Semana Mundial do Espaço, ocorrem em todo o mundo vários eventos e programas educacionais relacionados com o espaço.