Observação Noturna | Santa Maria | Cansat 2017 -A A +A

Na noite de 04 de maio, o OASA vai dinamizar uma observação do céu noturno, na Biblioteca Municipal de Vila de Porto, Santa Maria, inserida na sessão de abertura do CanSat Portugal 2017. Esta sessão, que terá início às 21h00, contará ainda com duas palestras da responsabilidade de Francisco Wallenstein e Ana Martins.

A Final Nacional do CanSat Portugal este ano é organizada pela primeira vez em Santa Maria, nos Açores, com a colaboração do Governo Regional dos Açores e outras entidades locais. O CanSat é um projeto educativo da Agencia Espacial Europeia (ESA) que desafia alunos do ensino secundário de todo o país a projetar e construir um modelo funcional de um microsatélite (CanSat) cujos sistemas base (antena, bateria e sensores) terão de estar integrados num volume equivalente ao de uma lata de refrigerante.

A competição nacional é este ano realizada pela primeira vez nos Açores com a colaboração do Governo Regional dos Açores e o apoio da Edisoft, da NAV, da SATA, do Aeroporto de Santa Maria (ANA Aeroportos de Portugal), da Câmara Municipal de Vila do Porto, do Expolab – Centro Ciência Viva e do OASA.

A equipa vencedora representará Portugal na Final Europeia do CanSat 2017, organizada pela Agência Espacial Europeia, de 28 de junho a 2 de julho de 2017, em Bremen, na Alemanha.