O Globo à Noite (Globe at Night) -A A +A

Junte-se ao OASA nesta medição da poluição luminosa feita nos Açores. A participação é simples e é feita a partir de casa. Poderá fazer uma medição num dos dias ou em todos, conforme a disponibilidade. Descubra o quanto as estrelas brilham nos Açores.

A próxima campanha acontece entre os dias 22 de abril e 1 de maio e terá a constelação de Leão como referência para a medição.

 

Participar é muito simples. Basta inscrever-se, observar o céu uma hora depois do Sol se pôr, e submeter o que viu conforme as imagens que disponibilizamos. E pronto: Ciência!!!

Os passos a tomar são muito simples (poderá carregar nas ligações para saber mais):

  1. Espere uma hora depois do Sol se pôr (para garantir que já tem o céu escuro);
  2. Escolha uma zona segura e que, quando olhar para cima, não tenha um poste luz no seu ângulo de visão;
  3. Espere 10 minutos para que a sua visão se habitue e procure a constelação de Leão (veja como aqui);
  4. Compare o que vê com os mapas de magnitude (Mapa Magnitude Leão);
  5. Submeta os resultados aqui.

IMPORTANTE: Use uma luz vermelha para preservar a visão noturna (uma luz vermelha pode ser obtida cobrindo uma lanterna com um saco de papel acastanhado ou um balão vermelho com a parte mais estreita cortada). O uso de uma lanterna normal poderá impedi-lo de ver a real magnitude do seu céu.

Ainda faltam medir muitos locais nos Açores, sendo que uns mostrarão que ainda existem muitos céus escuros nas várias ilhas do arquipélago. Ajude-nos a chegar a todos os locais e, assim, ajudar os céus noturnos açorianos e aumentar os números do Globe at Night. Ao participar nesta campanha, poderá ajudar a compreender o impacto da iluminação artificial na beleza dos céus açorianos e, talvez, ajudar a diminuir um nível alto de poluição luminosa ou a prevenir o seu aumento.

 

O programa Globe at Night é uma campanha internacional de Ciência feita pelos cidadãos que procura medir os índices de poluição luminosa, nos quatro cantos do mundo, aproveitando para sensibilizar o público para os problemas da poluição luminosa para o nosso dia-a-dia, para a natureza, para a Ciência e para o maravilhoso céu que podemos observar.

Qualquer questão sobre a participação nesta campanha, contacte-nos aqui!

 

Aplicação IOS e Android para medir a poluição luminosa

aplicações para Smartphones:

 

O Globo à Noite tem ainda disponíveis duas aplicações para smartphones que podem ser utilizadas para ajudar a cumprir esta "experiência científica."

Se tiver um telemóvel com sistema Android, experimente a aplicação "Loss of the Night", que lhe pede para encontrar várias estrelas, ajudando a determinar a poluição luminosa do seu céu.

Aceda aqui: Loss of the Night

Se tiver um telemóvel IOS (Iphone 4S e 5S), experimente a aplicação "Dark Sky Meter" que utiliza a câmara do telemóvel para determinar o brilho do seu cé noturno.

Aceda aqui: Dark Sky Meter

 

Kit de Ajuda OASA

Conheça as atividades deste Mês Mundial da Astronomia:

Mês Mundial da Astronomia 2022 | Observatório Astronómico de Santana - Açores

O Mês Mundial da Astronomia é uma comemoração internacional dinamizada e divulgada pela associação “Astronomers Without Borders". O Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA), como afiliado internacional, volta a aderir a esta comemoração internacional, oferecendo várias actividades, dentro e fora de portas, que procurarão voltar os olhares dos açorianos para o céu, celebrando a Astronomia e o seu impacto em todos os povos do mundo.

Anexos: