"A nossa galáxia e as outras: uma viagem através do Universo" com Catarina Lobo -A A +A

Na próxima noite de observação noturna no OASA, a 7 de fevereiro, o OASA irá contar a partir das 21h30 com a presença da astrofísica Catarina Lobo, investigadora no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e docente na Faculdade de Ciência da Universidade do Porto, para uma apresentação intitulada "A nossa galáxia e as outras: uma viagem através do Universo". Após a palestra, Catarina Lobo estará ainda disponível para questões do público.

Breve descrição da palestra

A galáxia em que vivemos é aborrecidamente igual a todas as outras existentes no Universo... certo? Não, nada mais errado! Nesta apresentação, e partindo da Via Láctea, vamos viajar para conhecer outras galáxias, e ver como se formaram e como evoluem estes sistemas. Se ainda houver combustível na nave, a viagem chegará ainda para explorarmos alguns dos extraordinários fenómenos físicos que ocorrem nas galáxias.

Nota Biográfica

 

Catarina Lobo | Faculdade de Ciência da Universidade do Porto

Catarina Lobo licenciou-se em Física/Matemática Aplicada (ramo de Astronomia) pela Universidade do Porto, tendo de seguida obtido o  Mestrado e o Doutoramento em Astrofísica na Universidade de Paris/Instituto de Astrofísica de Paris. Após um pós-doutoramento no Observatório Astronómico de Brera (Milão, Itália) e no Observatório Astronómico de Lisboa, ingressou, como docente, na Universidade do Porto. Desde 2000 que dá aulas na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Integra a equipa científica do , onde desenvolve a sua atividade de investigação, focada no estudo das propriedades físicas das galáxias e sua evolução.

 

 

 

 

Esta apresentação irá acontecer durante a Observação Noturna mensal do OASA, que acontece na primeira sexta-feira de cada mês, fazendo parte do programa da noite de 7 de fevereiro. Saiba mais sobre as observações noturnas do OASA na ligação: https://is.gd/hTdWTZ