A Maior Super Lua de 2020 (Evento Online) -A A +A

Todas as horas estão conforme o fuso horário açoriano (-1h que no continente e na Madeira).

A super Lua é um fenómeno algo sobrevalorizado (porque a diferença de tamanho aparente da Lua é pouco perceptível) mas que acaba por ter um efeito positivo: põe muitos distraídos a olhar para Lua, principalmente quando esta se ergue no horizonte, muito amarela (devido à maior refração perto do horizonte) e dando a impressão de estar muito maior a quem observa (uma ilusão facilmente testada).

Mas observar a Lua numa altura em que estamos confinados é sempre uma maneira de nos voltarmos a apaixonar pelo mundo natural e ganhar alguma energia para ultrapassar o momento único em que vivemos. Assim, no dia 7 de abril, às 17h00 UT (hora dos Açores), ligue-se a esta página para observar esta Super Lua em direto através dos "olhos" do Telescópio Virtual, e pela voz de Gianluca Masi, enquanto essa se ergue sobre os céus de Roma, a cidade eterna.

 

Se estiver com dificuldades em ver, siga para: http://www.virtualtelescope.eu/webtv/

Veja a partir de casa e experimente:

Apesar deste ser um mês de abril de 2020 atípico, nada nos impede de festejar o Mês Mundial da Astronomia aproveitando exatamente o seu espírito: levar a todos a Astronomia e lembrar que partilhamos todos o mesmo céu.

É dentro deste espírito que o OASA, como afiliado dos Astronomers Without Borders, pretende que este ano em abril haja #astronomiaemcasa. Entre várias sugestões, o OASA irá levar um conjunto de atividades online preparados pelos Astronomers Without Borders, e por outros parceiros, para que todos, pelo mundo inteiro, tenham a oportunidade de observar os mais maravilhosos eventos, fenómenos e experiências astronómicas a partir de casa.

Siga esta ligação para saber quais as transmissões planeadas e quais as sugestões já disponibilizadas.

Esta atividade está inserida no Mês Mundial da Astronomia 2020 (MMA). O MMA é um conjunto de comemorações anuais, dinamizado internacionalmente pelos Astronomers Without Borders, que pretende levar a celebração da Astronomia a todos os cantos do mundo. O OASA, como um dos afiliados internacionais, dedica igualmente o mês de abril a estas comemorações.

Conheça as atividades deste Mês Mundial da Astronomia:

Mês Mundial da Astronomia 2020 | Observatório Astronómico de Santana - Açores