Líridas | Chuva de Estrelas -A A +A

Líridas | Chuva de Meteoros | OASA | Abril 2021

No Mês Mundial da Astronomia também há uma "chuva de estrelas": as Líridas. Com atividade entre os dias 14 e 30 de abril, o pico desta chuva acontece na noite de 22 para 23 de abril, com o máximo esperado para as 05h11. A hora do pico coincide com o Sol já acima do horizonte, o que impossibilitará a observação de qualquer meteoro, mas em qualquer noite entre 14 e 30 de abril será possível observar meteoros, sendo que o serão de 22 e madrugada de 23 de abril serão aconselhados para apanhar o maior número de "estrelas cadentes".

Carregue na imagem em baixo para saber para onde olhar!

Carregue para aumentar a imagem

Apesar de ser uma chuva de estrelas menor, com uma taxa horária entre os 10 a 20 meteoros, as Líridas são geralmente uma “chuva” com meteoros de grande dimensão. Talvez, entre as poucas que apanhe, consiga vislumbrar um gigantesco meteoro a rasgar os céus, uma vez que as Líridas deixam rastos luminosos e são normalmente bastante brilhantes. Além do mais, as Líridas são famosas por alguns surtos inesperados (como aquele que foi testemunhado na Florida e no Colorado, em 1982), podendo algumas vezes atingir uma taxa de 100 meteoros por hora. Mas estas manifestações são raras e difíceis de prever, podendo acontecer este ano, como no ano seguinte ou apenas daqui a 50 anos. Mas é esta imprevisibilidade que torna as Líridas uma boa razão para se estar atento ao céu noturno.

Lembramos que não é necessário ter um telescópio para observar uma "chuva de estrelas", mas é um céu relativamente escuro fará toda a diferente. Quando o céu estiver completamente escuro, olhe para Este, procure a constelação da Lira através da sua brilhante estrela Vega e espere que os meteoros rasguem o céu com brilho.

Quer ajuda a encontrar Lira? Então aproveite o nosso mapa do céu simplificado ou imprima e monte o nosso planisfério e facilmente encontrará todas as principais constelações do céu nos Açores:

Esta “chuva de estrelas” tem o nome de Líridas, por acontecer perto da constelação de Lira. A órbita da Terra passará perto da zona de detritos do cometa Thatcher (C/1861 G1), e estes irão proporcionar um bonito espetáculo ao entrarem na atmosfera terrestre.


Conheça as atividades deste Mês Mundial da Astronomia:

Mês Mundial da Astronomia 2021 | Observatório Astronómico de Santana - Açores