Loja do Galileu (Feira Quinhentista da Ribeira Grande) | 2017 -A A +A

Observatório astronómico de Santana leva a "Loja do Galileu" à Feira Quinhentista da Ribeira Grande (Açores)
 
De 13 a 16 de julho, o Observatório Astronómico de Santana - Açores marca mais uma vez presença na Feira Quinhentista da Ribeira Grande, organizada pela Câmara Municipal da Ribeira Grande, com a "Loja do Galileu".
 
Com a "Loja do Galileu", o OASA espera mostrar, a todos os que visitarem esta feira, as importantes descobertas astronómicas feitas do final do século XVI, na figura de Galileu Galilei, bem como as consequências que estas tiveram nas mentalidades, no conhecimento do mundo e precursão da revolução científica que se verificou no século seguinte.
 
O OASA espera, assim, que ao visitar esta "Loja do Galileu", todos possam aliar o momento de diversão e fantasia ao conhecimento científico, revelando as mais importantes descobertas na Astronomia feitas por Galileu. Não só teremos jogos didáticos, como teremos a construção de réplicas perfeitamente funcionais, do telescópio utilizado por Galileu para desvendar a superfície da Lua ou para descobrir as luas de Júpiter.
 
O OASA dará também a conhecer e a compreender o funcionamento dos instrumentos astronómicos e de navegação da época. Quem visitar a "Loja do Galileu" durante o dia, poderá participar também numa observação solar, utilizando a mesma "tecnologia" disponível na época. Teremos ainda jogos para os mais novos e alguns mapas do céu do século XVI.
 
De 13 a 16 de julho, a Câmara Municipal da Ribeira Grande promove, assim, mais uma edição da Feira Quinhentista, um momento único de recriação histórica que já é um cartaz turístico singular, subordinada este ano ao tema “Ribeira Grande nas Conquistas do Império”.
 
Mais informações sobre esta feira em: http://cm-ribeiragrande.pt/
 
http://www.cm-ribeiragrande.pt/agenda