As Grandes Tempestades do 23º Ciclo Solar (Com João Porto) -A A +A

As Grandes Tempestades do 23º Ciclo Solar

Título: "As Grandes Tempestades do 23º Ciclo Solar"

Data: 21 de Outubro de 2011, às 20h00

Local: Instalações do Observatório Astronómico de Santana - Açores

Autor: João Gabriel Fonseca Porto, sócio da Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores

 

 

Resumo

Em Maio de 1996 iniciava-se o 23º Ciclo Solar que viria a ter uma duração mais prolongada do que o esperado, pautado por tempestades solares violentas numa escala gigantesca e sem precedentes.

Com instrumentação amadora fizemos o seu acompanhamento, registando quase diariamente os distúrbios causados pelas erupções solares com as suas Ejecções de Massa Coronal e rajadas de Vento Solar na Magnetosfera terrestre, bem como as interferências causadas nas redes de satélites e de comunicações e os seus efeitos imprevisíveis no clima.

O impacto destes fenómenos radicais na vida do nosso planeta e as suas consequências a médio e longo prazo são assuntos que se tornaram mediáticos e que estão na ordem do dia.

Pretendemos com esta exposição, dentro do espírito que norteia o Observatório Astronómico de Santana Açores, revelar a natureza destes fenómenos, descodificando em linguagem acessível o que parece ser á primeira vista muito complicado, mostrando também que é possível aos astrónomos amadores contribuírem para a divulgação da ciência.

Conheça a página pessoal do palestrante.