Física Sobre Rodas nos Açores | NFIST -A A +A

NFIST | Física sobre Rodas | OASAA Física Sobre Rodas é um projeto desenvolvido anualmente pelo Núcleo de Física do Instituto Superior Técnico, que visa dar a conhecer o mundo da Física a estudantes, miúdos e graúdos um pouco por todo o país, sobretudo em zonas onde a divulgação científica não é tão vasta e acessível como nos principais centros urbanos.

Foi com este objetivo em mente que o NFIST e o OASA desenvolveram um conjunto de atividades, a decorrer entre os dias 4 e 9 de Outubro em vários pontos da ilha de São Miguel, que envolvem visitas a escolas básicas e secundárias da região para demonstração de experiências interativas, e também sessões abertas ao público em geral, a realizar em pontos estratégicos das vilas e cidades.

As experiências a apresentar abordam áreas centrais da Física, nomeadamente a Mecânica, a Termodinâmica e o Eletromagnetismo, e têm um cariz simultaneamente didático e lúdico, sendo esta portanto uma excelente oportunidade para qualquer participante se divertir enquanto interioriza uma série de conceitos fundamentais da Natureza e do mundo que nos rodeia.

Vamos à descoberta? Contamos convosco!

Uma das datas abertas ao público em geral acontece durante a observação noturna mensal do OASA, na noite de 4 de outubro, entre as 21h00 e as 23h00. Não é necessário inscrição prévia para participar. Para mais informações, carregue na imagem que se segue:

Observação Noturna Mensal | OASA

 

Esta atividade está ainda inserida nas comemorações internacionais da Semana Mundial do Espaço uma celebração internacional da contribuição da ciência e tecnologia espacial para o melhoramento da condição humana. Foi oficialmente declarada pelas Nações Unidas como sendo, anualmente, a semana de 4 a 10 de Outubro. Durante a Semana Mundial do Espaço, ocorrem em todo o mundo vários eventos e programas educacionais relacionados com o espaço.