Explore Marte Pelos Olhos da Curiosity -A A +A

Agora, através do site interativo 360cities, é possível explorar paisagem marciana que está apenas disponível aos olhos da sonda Curiosity da NASA.

Esta paisagem panorâmica interativa foi conseguida através de uma série de imagens enviadas pela robô Curiosity rover, da Agência Espacial Norte-Americana (NASA), compondo um espaço virtual que é possível explorar utilizando o teclado e o rato do computador.

Explore Marte Pelos Olhos da Curiosity

O panorama foi conseguido a partir de um conjunto de 130 fotos da zona «Yellowknife Bay» na cratera Gale, captadas pelo robô na primeira semana de fevereiro. Estas foram capturadas  através da câmara de 34 mm e do Mars Hand Lens Imager (MAHLI) do rover. O produto final, um site interativo, permite fazer zoom e mudar a orientação do ponto de vista, de modo a «explorarmos» nós mesmos o distante planeta.

Caso ache estranho, fica aqui a explicação de que a razão pela qual não é possível ver o braço robótico da Curiosity, a segurar a câmara, prende-se com o fato de estas imagens terem sido removidas, para efeitos de exequibilidade da vertente panorâmica do projeto.

Carregue aqui para passear em Marte