Explorando as Estrelas do Hemisfério Sul (Evento Online) -A A +A

Todas as horas estão conforme o fuso horário açoriano (-1h que no continente e na Madeira).

Já teve a oportunidade ver o céu do hemisfério sul? No outro lado do planeta, são vários as constelações, estrelas e outros objetos de céu profundo que desfilam apenas para quem lá vive ou tem a oportunidade de viajar para tão longe. Para solucionar este problema, no próximo dia 12 de abril, entre as 08h30 e as 10h00 UT (hora dos Açores), ligue-se a esta página e veja o espetáculo que o Observatório de Sydney (Austrália) irá providenciar com a apresentação de Geoffrey Wyat, produtor do programa científico-pedagógico do Museum of Applied Arts and Sciences.

Se as condições meteorológicas o permitirem, iremos ver o céu do hemisfério sul pelos "olhos" de um Telescópio Richtey Chretien de 400mm com f8, onde estão prometidas as visualizações de vários objetos como Enxame Globular de Omega Centauri, a Nebulosa da Tarantula ou a NGC 3372 Eta Carinae.

Um incrível evento a não perder!

Se tiver dificuldades em observar a transmissões, siga esta ligação!

 

Apesar deste ser um mês de abril de 2020 atípico, nada nos impede de festejar o Mês Mundial da Astronomia aproveitando exatamente o seu espírito: levar a todos a Astronomia e lembrar que partilhamos todos o mesmo céu.

É dentro deste espírito que o OASA, como afiliado dos Astronomers Without Borders, pretende que este ano em abril haja #astronomiaemcasa. Entre várias sugestões, o OASA irá levar um conjunto de atividades online preparados pelos Astronomers Without Borders, e por outros parceiros, para que todos, pelo mundo inteiro, tenham a oportunidade de observar os mais maravilhosos eventos, fenómenos e experiências astronómicas a partir de casa.

Siga esta ligação para saber quais as transmissões planeadas e quais as sugestões já disponibilizadas.

Esta atividade está inserida no Mês Mundial da Astronomia 2020 (MMA). O MMA é um conjunto de comemorações anuais, dinamizado internacionalmente pelos Astronomers Without Borders, que pretende levar a celebração da Astronomia a todos os cantos do mundo. O OASA, como um dos afiliados internacionais, dedica igualmente o mês de abril a estas comemorações.

Conheça as atividades deste Mês Mundial da Astronomia:

Mês Mundial da Astronomia 2020 | Observatório Astronómico de Santana - Açores