"Einstein's Greatest Mistake?", com Alan Heavens | Imperial College -A A +A

No próximo dia 10 de setembro, às 20h30, o OASA irá contar com a presença do Cosmólogo Alan Heavens (da Imperial College of London), no Teatro Ribeiragrandense, para uma pequena apresentação sobre se o Universo e se está em expansão ou se é mesmo estático, como como Einstein procurou prever. Após a apresentação haverá uma pequena observação do céu noturno no terraço.

Esta apresentação é aberta ao público interessado, mas exige marcação antecipada. Marcações abertas até dia às 12h00 do dia 10 de setembro, aqui:

Esta palestra, assim como as restantes que irão acontecer na II Semana do Universo serão transmitidas em direto. Visite o youtube do OASA para ver esta palestra online: https://www.youtube.com/ccrgoasa

A apresentação será feita em inglês, mas será adotada uma linguagem acessível a todo o público, onde o palestrante irá mostrar como Einstein mudou a sua Teoria da Relatividade para explicar um Universo Estático. Mas o Universo não é estático, e Einstein chegou mesmo a dizer que ter modificada a sua Teoria foi o seu maior erro. Terá sido mesmo? Hoje concordamos com ele, surpreendidos por observações de um Universo que está em acelarada expansão.

 Esta atividade está inserida na "II Semana do Universo", que durante a semana de 6 a 12 de setembro levará várias atividades ligadas à Astronomia e à exploração espacial a Angra do Heroísmo, Terceira, e em São Miguel. Abertas a todo o público interessado, esta Semana do Universo contará com várias palestras de especialistas na área, observações do céu noturno, uma formação para Professores do secundário, uma atividade de construção de telescópio e a inauguração da exposição fotográfica “Um Céu Açoriano: Entre Brumas e Iluminárias” na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro.

Conheça as restantes atividades para esta "II Semana da Astronomia" na seguinte ligação: http://www.oasa.pt/semanauniverso

Tal como em 2017, esta “II Semana do Universo” resulta de uma parceria do OASA e da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva e das instituições organizadoras da “6ª Azores International Advanced School in Space Sciences” (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, Observatório Europeu do Sul e Universidade dos Açores) que decorre na mesma semana em Angra do Heroísmo.