Eclipse Lunar Total -A A +A

Na próxima madrugada do dia 16 de maio o Observatório Astronómico de Santana irá abrir portas, entre as 03h00 e as 06h00, para a observação do eclipse total da Lua que irá acontecer entre as 01h32 e as 06h50 dos Açores (mais uma hora no continente português).

Caso as condições meteorológicas o permitam, este fenómeno será possível de ser observado em qualquer local não sendo necessário qualquer material astronómico para acompanhar o fenómeno na sua totalidade. No entanto, o OASA terá o seu centro aberto a todos os interessados, assim como alguns telescópios para observar um pouco mais de perto a Lua.  A entrada fixa-se em 2€ para maiores de 6 anos.

Os eclipses da Lua ocorrem quando a Terra passa entre o Sol e a Lua. Para que isso aconteça, a lua deve estar na fase cheia, e também encontrar-se no plano da eclíptica (o plano orbital da Terra). Durante o máximo deste eclipse a Lua ganhará uma cor avermelhada, fenómeno que ganhou recentemente o título de "Lua sangrenta". Este eclipse lunar coincidirá com uma "super lua", nome dado quando a fase de Lua cheia concide com a altura em que a Lua se encontra no seu ponto mais próximo Terra.

Longe de ser uma premonição, esta cor vermelha resulta da refração e da dispersão da luz solar na nossa atmosfera e a que podemos assistir todos os dias em que o céu está limpo. Antes do nascer do Sol ou após o seu ocaso, também vemos o céu a nascente ou poente com um tom mais alaranjado e por vezes avermelhado e, se houver nuvens altas, também as veremos com essa cor. Durante um eclipse total da Lua, este astro não desaparece, fica muito mais escuro mas ainda é iluminado por essa luz que a nossa atmosfera dispersa e refracta, comportando-se como uma gigantesca lente. Nada de anormal. Sempre foi assim com todos os eclipses totais da Lua."

Como explica o Observatório Astonómico de Lisboa, o eclipse total da lua será visível a partir da Europa Ocidental, América do Norte, Antástica, Oceano Atlântico e Oceano Pacífico. A progressão do eclipse nos Açores é a seguinte:

A lua entra na penumbra às …………………………. 01:32
A lua entra na sombra às …………………………….. 02:28
Meio do eclipse às ………………………………………. 04:11
A lua sai da sombra às ………………………………… 05:56
A lua sai da penumbra às ……………………………. 06:50

Grandeza da penumbra do eclipse = 1,419 considerando o diâmetro da lua como unidade.

Informação complementar em: NASA

Mais informações sobre efemérides em: Observatório Astronómico de Lisboa