Dia Mundial da Terra -A A +A

Dia Mundial da Terra 2021 | OASA

A 22 de abril comemora-se o Dia Mundial da Terra, data instituída pelas Nações Unidas em 1970 para uma reflexão sobre o nosso planeta e sensibilizar para o impacto que a Humanidade tem sobre este, esperando que se repense as atitudes e políticas em relação ao único planeta em que conseguimos sobreviver. O OASA comemora esta data com sugestões para fazerem em casa e com um atividade no OASA adaptada às restrições atuais de saúde pública.

1. Oficina "Vamos fazer..." no OASA | Dia 22 de abril

No dia 22 de abril, às 10h00, o OASA vai dinamizar uma atividade para miúdos curiosos entre os 8 e os 12 anos, que permitirá aos mais novos desenvolver duas experiências divertidas para compreender melhor o nosso planeta. A melhor parte: no final levam consigo a experiência para casa.

Inscreve-te nesta oficina aqui!

2. ver o filme "Perdendo a Noite"

Perder as estrelas do céu é apenas uma das consequências da poluição luminosa. Mas o que é a poluição luminosa? De que modo ela tem consequências sobre o meio ambiente, a biodiversidade e sobre a saúde humana? Vê este pequeno filme sobre como estamos a perder a escuridão da noite por todo o mundo e o impacto que está a ter sobre o planeta como o conhecemos.

3. Ver a terra a partir do espaço

A Estação Espacial Internacional orbita a Terra a cada 90 minutos e tem câmeras que transmitem em direto (na parte diurna) as imagens da Terra vista do Espaço. Dizem os astronautas que ver a Terra do espaço oferece uma nova perspetiva sobre o nosso planeta e sobre a nossa existência conjunta. Neste dia de comemoração da Terra aproveita para ver estas imagens em direto da Estação Espacial Internacional e, quem sabe, ganhar uma nova perspetiva.

4. explora um mapa que mostra os níveis de poluição luminosa

Neste mapa interativo podes ver como a poluição luminosa tem aumentado ao longo dos últimos anos em todo o planeta e, em específico, nos Açores.

Conheça as atividades deste Mês Mundial da Astronomia:

Mês Mundial da Astronomia 2021 | Observatório Astronómico de Santana - Açores