Dia Internacional do Voo espacial -A A +A

No próximo dia 12 abril comemora-se o Dia Internacional do Voo Espacial, data que marca o aniversário da primeira viagem ao espaço, com o cosmonauta Yuri Gagarin, em 1961. O OASA comemora esta data, e a importância da tecnologia e exploração espacial com várias atividades e sugestões, adaptando-se às restrições atuais de saúde pública.

1. Oficina "Vamos fazer... Foguetões" no OASA | Dia 12 de abril

No dia 12 de abril, às 10h00, o OASA vai dinamizar uma atividade para miúdos curiosos entre os 8 e os 12 anos, que permitirá aos mais novos construir pequenos foguetões funcionais. A melhor parte: no final levam consigo a experiência para casa.

Inscreve-te nesta oficina aqui!

2. Comemora em casa fazendo um foguetão

Devido à contingência imposta para a semana de 10 a 16, a nossa oficina não se pude realizar. Por isso o OASA disponibiliza aqui um pequeno vídeo a mostrar como podes facilmente fazer um foguetão em casa. Vê o vídeo para saber os materiais e quais os passos necessários.

3. Treina como um astronauta

A gravidade na Terra ainda é muito maior que no espaço, mas com o confinamento temos passado muito tempo sentados, pelo que já faz falta fazer algum exercício. E que tal treinar como um astronauta? Afinal eles fazem exercício num espaço bem mais pequeno que o nosso. Siga a ligação para ver um conjunto de atividades pensadas para os mais novos, onde estes podem fazer exercícios como se fossem um astronauta:

Vê aqui todas as atividades!

4. Ver o filme sobre a viagem de Yuri Gagarin

Estreado em a 12 de abril de 2011, simultaneamente em 1600 locais distintos por todo o mundo, sendo que o OASA foi um deles, este filme procurou comemorar os 50 anos da primeira órbita à Terra efetuada por Yuri Gagarin. Com uma banda sonora relaxante e repleto das mais belas imagens, apenas conseguidas quando se está à volta do nosso planeta, este filme procura mostrar exatamente aquilo que o cosmonauta viu.

5. candidata-te a ser astronauta

Quantos não gostavam de ser astronautas? Não é fácil ser, mas a Agência Espacial Europeia, da qual Portugal faz parte, está à procura dos primeiros astronautas europeus a fazer uma viagem à Lua. As candidaturas estão abertas até ao dia 28 de maio. Quem sabe o primeiro astronauta português está a ler esta sugestão e acaba por ser candidatar aqui:

https://www.esa.int/About_Us/Careers_at_ESA/Apply_now_to_become_an_ESA_astronaut

Conheça as atividades deste Mês Mundial da Astronomia:

 

Mês Mundial da Astronomia 2021 | Observatório Astronómico de Santana - Açores