Concurso fotografia "Um Céu Açoriano" -A A +A

"Um Céu Açoriano" é o tema do concurso de fotografia promovido pelo Observatório Astronómico de Santana - Açores (OASA), cuja participação está aberta a todos os fotógrafos amadores e profissionais, até dia 31 de agosto.

O concurso fotográfico “Um Céu Açoriano” visa selecionar e premiar fotografias originais do céu dos Açores capturadas durante a noite, mostrando a beleza do céu noturno em conciliação com a paisagem natural e Cultural identificativa dos Açores.

A participação no concurso é gratuita, estando disponíveis prémios aliciantes para os concorrentes. Cada fotógrafo terá a possibilidade de concorrer com um máximo de 5 imagens, sendo possível que todas sejam premiadas.

O objetivo fundamental deste concurso fotográfico passa por criar uma coleção de 20 registos fotográficos que ilustrem a beleza e a escuridão (ou não) do céu açoriano, apoiando os objetivos do projeto “Um Céu Açoriano” do OASA que, por questões ambientais, ecológicas, mas também turísticas, pretende sensibilizar o público para a beleza do nosso céu (mesmo com nuvens) alertando ainda para os perigos da crescente poluição luminosa na região, e de que forma esta pode por em causa a própria identidade de lugar naturalmente único.

Com as imagens selecionadas através deste concurso, pretende-se ainda o desenvolvimento de atividades de divulgação científica do OASA, entre elas uma exposição com o título “Um Céu Açoriano”, que contará com uma versão fixa e outra itinerante, a inaugurar no dia 27 de setembro, durante o evento Macaronight, no pavilhão do Mar, que celebrará em toda a Macaronésia a Noite Europeia dos Investigadores 2019.

Espera-se com este concurso dar destaque e reconhecimento à evolução notória da qualidade dos trabalhos fotográficos na região e, aproveitar os trabalhos feitos neste suporte de alto impacto comunicativo para promover, valorizar e proteger o céu dos Açores, a sua beleza natural e as suas particularidades, possível através de uma exploração sustentável para a Ciência, a educação, o lazer ou o turismo.

O objetivo fundamental deste concurso fotográfico passa por criar uma coleção de 20 registos fotográficos que ilustrem a beleza e a escuridão (ou não) do céu açoriano, apoiando os objetivos do projeto “Um Céu Açoriano” do OASA e para as questões que este pretende abordar, como:

  • Poluição luminosa
  • Conhecimento ou atividade ligadas à astronomia ou exploração espacial;
  • Efemérides e fenómenos astronómicos;
  • Fenómenos meteorológicos;
  • Atividades noturnas;
  • Locais emblemáticos;

Premiar-se-á não só a beleza do cenário, a qualidade técnica, mas também a criatividade e a capacidade da imagem em comunicar/transmitir ideias ou conceitos. Num verdadeiro ambiente açoriano, a presença de nuvens e de outros fenómenos meteorológicos  não só é permitida como incentivada.