Astronomia dos povos indígenas australianos | Evento Online -A A +A

Todas as horas estão conforme o fuso horário açoriano (-1h que no continente e na Madeira).

Às 09h00 UT (hora dos Açores) dos dia 4 abril, ligue-se a esta página para ouvir Krystal De Napoli, estudante de astrofísica Kamilaroi na Universidade de Monash, falar sobre os métodos que os astrónomos indígenas australianos utilizavam observações do céu para prever o tempo, definir os ciclos de colheita, planear viagens longas e estabelecer práticas cerimoniais.

Esta será uma palestra online em inglês, onde se falará do conhecimento astronómico único destes povos, assim como estes descreviam fenómenos como eclipses solares, supernovas, estrelas variáveis e halos lunares.

Se tiver dificuldades em observar a transmissões, siga esta ligação!

 

Apesar deste ser um mês de abril de 2020 atípico, nada nos impede de festejar o Mês Mundial da Astronomia aproveitando exatamente o seu espírito: levar a todos a Astronomia e lembrar que partilhamos todos o mesmo céu.

É dentro deste espírito que o OASA, como afiliado dos Astronomers Without Borders, pretende que este ano em abril haja #astronomiaemcasa. Entre várias sugestões, o OASA irá levar um conjunto de atividades online preparados pelos Astronomers Without Borders, e por outros parceiros, para que todos, pelo mundo inteiro, tenham a oportunidade de observar os mais maravilhosos eventos, fenómenos e experiências astronómicas a partir de casa.

Siga esta ligação para saber quais as transmissões planeadas e quais as sugestões já disponibilizadas.

Esta atividade está inserida no Mês Mundial da Astronomia 2020 (MMA). O MMA é um conjunto de comemorações anuais, dinamizado internacionalmente pelos Astronomers Without Borders, que pretende levar a celebração da Astronomia a todos os cantos do mundo. O OASA, como um dos afiliados internacionais, dedica igualmente o mês de abril a estas comemorações.

Conheça as atividades deste Mês Mundial da Astronomia:

Mês Mundial da Astronomia 2020 | Observatório Astronómico de Santana - Açores