20 Anos OASA -A A +A

No próximo dia 11 de maio, o Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA) comemora 20 anos desde a sua fundação. É com muita pena que, devido às contingências atuais, esta data tão “redonda” não possa ser comemorada com uma devida celebração junto de todos os que têm acompanhado, apoiado e garantido o sucesso deste projeto desde o seu início.

Em todo o caso, é possível visitar-nos no dia 11 de maio: entre as 10h00 e as 17h00 a entrada será gratuita, assim como será a participação numa oficina para os mais novos. Temos ainda uma pequena lembrança para quem quiser connosco cantar os parabéns.

Para quem não nos puder visitar deixamos este mosaico interativo onde encontrará as verdadeiras estrelas deste centro: todas as pessoas que, de uma maneira ou de outra, trabalhando, gerindo, colaborando, participando ou acompanhando, são a razão do sucesso deste Centro de Ciência há já duas dezenas de anos.

Explore as imagens do mosaico

Photo mosaic by: pedrodmgarcia @ Mosaically

Este mosaico é composto por 300 imagens capturadas ao longo de 20 anos de atividade deste centro, desde o lançamento da primeira pedra até há última atividade que desenvolvemos junto do público, passando por alguns dos momentos altos destes últimos anos. É possível fazer zoom e ver em detalhe cada uma das imagens. Se um dia trabalhou ou contribuiu para as atividades do OASA é provável que esteja numa destas imagens. Se é uma das quase 200.000 pessoas que nos visitou ou que participou em alguma das atividade do OASA também é possível que se encontre em alguma das imagens. Explore e veja um pedaço da história do OASA.

No dia 11 de maio, o Observatório Astronómico de Santana – Açores comemora assim o dia de lançamento da 1ª pedra das atuais instalações, cujo início de construção foi o culminar de um sonho de vários anos do, entretanto extinto, Núcleo Açoriano da Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores, dirigido na altura pelo Astrónomo Amador João Porto, membro ainda hoje da Comissão Científica do OASA. A construção do edifício foi garantida pela Direção Regional da Ciência e Tecnologia, que ainda hoje garante o financiamento do atual projeto do OASA, sobre gestão de “A Ponte Norte - Cooperativa de Ensino e Desenvolvimento da Ribeira Grande, CRL”.