100 Horas de Astronomia -A A +A

No próximo dia 1 de outubro de 2022, o OASA volta a integrar as comemorações internacionais de 100 horas de Astronomia da União Astronómica Internacional (IAU) com uma observação aberta ao público no Miradouro do Pico do Ferro, Furnas, a partir das 21h00. Esta é uma atividade gratuita e sem necessidade de marcação.

Assim como em 2021, esta atividade está integrada no evento nacional para comemorar as 100 Horas de Astronomia, onde se juntam amadores e profissionais espalhados por todo o país no desenvolvimento de observações abertas ao público. Em 2022 espera-se repetir o sucesso da primeira edição que, durante duas horas, recebeu mais de 600 pessoas nos vários pontos do país, e mereceu o reconhecimento da IAU como um dos 10 melhores eventos mundiais. Conheça os restantes locais e marque no seu calendário: https://countingstars.org/

As 100 horas de Astronomia são um evento da União Astronómica Internacional em que, durante 100 horas seguidas, são desenvolvidas diversas atividades para o público em geral, entre os dias 1 e 4 de outubro. São centenas de atividades espalhadas pelo globo desenvolvidas por astrónomos profissionais, amadores e profissionais de comunicação de ciência para a partilha do conhecimento e do entusiasmo pela Astronomia.

Em Portugal será desenvolvido um evento a 1 de outubro, a partir das 21h00 (hora local), em que durante duas horas será feita uma observação noturna em mais de 10 locais do país, de norte a Sul e ilhas, em que equipas de voluntários estarão com telescópios à espera para partilhar umas horas de contacto com a astronomia caso queira participar.