"À Conversa sobre o tempo", com Fernanda Carvalho e Diamantino Henriques -A A +A

“O tempo hoje está tão mau!” “O clima foi diferente no passado” são expressões a que nos habituámos. Mas será que conhecemos mesmo o seu significado?

Afinal o que distingue o Tempo Meteorológico do Clima e, já agora, o que é o Sistema Climático e a Mudança Climática, o Anticiclone dos Açores e a Corrente do Golfo?

É porque o tempo está na ordem do dia que no dia 23 de março, pelas 10h30, em comemoração ao Dia Mundial da Meteorologia, o OASA irá por a Escola Domingos Rebelo "À Conversa sobre o tempo" com Fernanda Carvalho e Diamantino Henriques, especialistas em meteorologia e climatologia do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Numa conversa informal e interativa, espera-se ajudar a compreender o que são as alterações climáticas, de que forma estas são da nossa responsabilidade e quais as consequências destas para a vida no nosso planeta. Até porque uma coisa é certa:

A meteorologia é a ciência que estuda os fenómenos da atmosfera terrestre e a atmosfera de outros planetas (Vênus, Marte, Júpiter, entre  outros). A palavra meteorologia vem do grego meteoro, isto é, aquilo que flutua no ar. A meteorologia é por isso a ciência que estuda os fenómenos do ar.

Fernanda Rosário Silva Carvalho

Licenciada em Física pela Univerisdade de Aveiro e Mestre em Ciências Geofísicas – Meteorologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, foi bloseira de investigação pela JNICT e em 1992 ingressou no quadro do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica em Lisboa como meteorologista, tendo participado em vários projetos de investigação na área da composição química da atmosfera e da radiação solar, em particular no estudo da radiação ultravioleta e dos aerossóis. Em 2003 foi colocada em Ponta Delgada, onde atualmente coordena o Centro de Previsão e Vigilância Meteorológica dos Açores.

Diamantino Valente Henriques

Licenciado em Física pela Univerisdade de Aveiro e Mestre em Ciências Geofísicas – Meteorologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, ingressou no quadro do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica em Lisboa como meteorologista ha 31 anos, tendo participado em vários projetos de investigação na área da composição química da atmosfera, em particular no estudo do ozono atmosférico. Em 2003 foi colocado em Ponta Delgada, onde atualmente exerce o cargo de Delegado Regional do Instituto Português do Mar e da Atmosfera nos Açores.